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 Fundamentos: Mana Curve (Curva de Mana)

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MensagemAssunto: Fundamentos: Mana Curve (Curva de Mana)   Ter 03 Ago 2010, 12:03

Esse é um artigo que visa auxiliar os
jogadores (tanto
iniciantes quanto experientes) na otimização de seus decks, vou falar
sobre Curva de Mana.

Antes de tudo eu gostaria de começar definindo curva de mana.
O que é uma Curva de mana:
Curva de Mana é uma aplicação da matemática no Magic na qual você tenta
maximizar suas chances de utilizar cada ponto de mana que você seja
capaz de gerar em cada turno.
Isso significa jogar com certo numero de mágicas que custam uma mana, dois
manas e três manas.
Ou seja, curva de mana é, basicamente, uma expressão utilizada para
representar a capacidade de utilização, de forma otimizada, das manas
que você tem disponível nos primeiros estágios de jogo (o Early Game).

A Curva de mana é muito mais importante p/ os Threat decks (aqueles que
se propõem a tomar a iniciativa) do que para os Answer decks (Decks que
costumam controlar o jogo com respostas às ameaças de seus oponentes).

Analisaremos a apresentação da curva de mana de duas formas distintas para
ambos os tipos de decks.

Decks de Ameaças:

Para o deck de ameaças a importância da curva de mana está no fato de
que é crucial ser capaz de jogar uma mágica todo turno desde o inicio
do jogo ao invés de esperar por diversos turnos até que você realmente
comece a jogar.
Para alguns decks utiliza-se algumas mágicas de custo 1 outras de custo
2 e outras de custo 3 a 5 e algumas poucas que ultrapassem o custo 6 de
modo que você tenha ações efetivas desde seus primeiros turnos de jogo
e seja capaz de aproveitar ao máximo as manas disponíveis a cada turno,
seja jogando uma mágica de custo 1 no turno 1 e duas no turno 2, ou
fazendo mágicas de custo 1 e 2 respectivamente.

É bom lembrar sempre de três coisas

I - Os decks agressivos querem jogar criaturas baratas de poder o mais alto
possível o mais rápido possível

II - Os decks Agressivos querem ser capazes de “neutralizar” as cartas
do oponente que possam ficar no caminho de sua vitória, retardá-los ou
impedi-los. E querem ser capazes sempre de acelerar suas Curvas de Mana

III – Os decks agressivos querem jogar todas as cartas que venham a
lhes trazer Card Advantage ou Tempo Advantage quando comparados a
outros decks do ambiente, sejam eles Decks de ameaças ou de respostas.

Decks de Respostas:

A Curva de mana dos decks de respostas comporta-se de forma
relativamente diferente à curva de mana dos decks de ameaças, pois para
esse tipo de deck não é tão importante ser capaz de gastar suas manas
com permanente nos estágios de inicio de jogo, esses decks consistem em
ter respostas efetivas ao que seu oponente possa fazer (leia-se:
Reciprocate, Mana Leak, Condescend, Wrath of God, Ghostly Prison...).
Muito embora as curvas de manas desse tipo de deck possam parecer
estranhas a primeira vista ao ver o funcionamento do deck percebe-se o
por que da diferença, funciona da seguinte forma:
Não é importante ser capaz de descer permanentes rapidamente, esses
tipos de deck (na sua maioria decks de controle) importam-se em possuir
formas de frustrar os planos de seus oponentes enquanto geram Card
Advantage p/ si mesmos.
Muito embora não se usem permanentes de custo Barato esses decks
costumam ser “Carregados” de feitiços e instantâneas capazes de remover
permanentes postas na mesa por seus oponentes de modo a atrasar os
jogos dos mesmos, gerando assim Tempo Advantage, esse método torna-se
ainda mais efetivo quando as remoções são capazes de fazer trocas 1 X 2
ou 1 X 3 Gerando assim Card Advantage (leia-se Wrath of God) além da
Tempo Advantage.
Esses decks costumam possuir finishers grandes (e até caros), pois se
propõem a terminar o jogo de uma vez por todas em um dado momento
quando o jogo está totalmente sob controle.

A Importância da Curva de mana:
Isso é meio óbvio, não?
Pense comigo, o que é melhor, um deck que confia totalmente na sorte p/
ter o que fazer nos primeiros estágios de jogo ou num deck que, através
da matemática, calcula as probabilidades de ter jogadas efetivas no
inicio do jogo de modo a tornar esse tipo de jogadas mais consistentes?
A resposta é meio obvia, não?
Pois bem, vamos lá, agora vou avaliar 2 tipos de decks famosos o Sligh e o U/W
Control.

O Sligh foi o deck que se consagrou famoso em todo o mundo como o pai da “Curva
de mana”.
O Sligh é um deck que trás entre 8 e 12 One Drops seguidos por 8 a 10
Two Drops e depois Three Drops ou Four Drops que possuem um impacto
maior no jogo.
Uma lista de Sligh que se sagrou como a mãe da mana Curve foi a seguinte:

Paul
Sligh

4 StripMine
4Mishra`s Factory
2Dwarven Ruins
13Mountain

2 DragonWhelp
2 Brothersof Fire
2 OrcishArtillery
2 OrcishCannoneers
4Ironclaw Orcs
3Dwarven Lieutenant
2 OrcishLibrarian
4 BrassMan
2Dwarven Trader
2Goblins of the Flarg

1 BlackVise
1Shatter
1Detonate
4Lightning Bolt
4Incinerate
1Fireball
1Immolation

Utilizado por Paul Sligh no Pro tour Qualifier de Atlanta em 1996, o
Deck se mostrou muito consistente e a matemática é uma ferramenta usada
como base na sua formação.

One costs Spells: 14 =23,33%
Two CostSpells: 13 = 21,66%

ThreeCost Spells: 6 = 10%
FourCost Spells: 2 = 3,33%
FiveCost Spells: 0 = 0%
X CostSpells : 2 = 3,33%
Lands:23 = 38,33%


Note que entre as Lands encontram-se 4 Mishra´s Factory, um eficiente beatdown
de early game.

Agora oU/W

U/WControl

4Cloudpost
2Coastal Tower
4Flooded Strand
6 Island
8 Plains
2 Templeof the False God

3Eternal Dragon

3Akroma`s Vengeance
4Damping Matrix
4 Decreeof Justice
4 ManaLeak
2 Pulseof the Fields
2Renewed Faith
2 Rewind
2 Stifle
4 Thirstfor Knowledge
4 Wrathof God

Usado por Jens Döppes, Primeiro colocado num Regional da Alemanha este ano.

Muito
embora seja Matematicamente diferente do Sligh esse deck é
eficiente (tipos de jogos diferentes, condições de build diferentes.)

Onecosts Spells: 2 = 3,33%
Two CostSpells: 4 = 6,66%
ThreeCost Spells: 12 = 20%
FourCost Spells: 6 = 10%
FiveCost Spells: 0 = 0%
Six CostSpells: 3 = 3,33%
SevenCost Spells: 3 = 3,33%
X CostSpells : 4 = 6,66%
Lands:26 = 43,33%


Os decks comportam-se de forma diferente, por isso, muito embora o
segundo deck pareça possuir uma curva de mana deficiente a mesma é
eficiente no que o deck se propõe a fazer, Controlar o jogo tendo
respostas às ameaças de seus oponentes, incluído mecanismos de card
advantage como Thirst for Knowledge e Wrath of God, sem mencionar o
fato de o deck possuir um dos melhores consertadores de mana curve da
História, o Eternal Dragon.

Os Combo decks funcionam de forma completamente diferente, eles
costumam ignorar a curva de mana, preocupando-se apenas em juntar as
combo pieces e “Combar” o mais rápido possível.
Essa é uma conduta que prefiro não Abordar.

Seguindo esse modelo você deve sempre ter em mente, no momento que você
monta seus decks, que não se pode contar sempre com a sorte, e que, se
as probabilidades estiverem ao seu lado, as suas chances são
maximizadas.


Até a próxima vez, que vocês possam Calcular friamente as conseqüências de seus
atos.

Se não o morcegão vai te pegar hahahahahaha!!!
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